terça-feira, 27 de julho de 2010

It is Finished

Está consumado

No calor da manhã, no local que eles chamavam de Caveira
O brado da multidão nervosa se acalmou
Todos os olhos estavam voltados ao homem cujos pés e mãos estavam amarrados
Eles o viram gritar de dor quando o martelo bateu

Eles viram os espinhos ensangüentados com os quais Ele havia sido coroado
Eles viram a cruz ensangüentada ser jogada no chão
Os soldados apostavam Suas roupas, o povo via eles ganhando e perdendo
Eles viram a placa sobre Sua cabeça que dizia "Rei dos Judeus"

(Está consumado) E o céu ficou negro como a noite
(Está consumado) E o povo se dispersou de medo
A obra foi concluída, a redenção foi conquistada
A guerra foi vencida, sem uma luta
Está consumado

Eles olhava pro Seu rosto tentando ver raiva ou vingança no Seus olhos
Ao invés de olhos queimando de ódio um olhar de amor estava lá
Ele orou pedindo perdão por eles e baixou a cabeça
E ninguém entendeu o que queriam dizer suas últimas palavras

A provisão foi feita
O alicerce foi colocado
Ele pagou o resgate e rasgou o véu do templo em dois
E abriu o caminho pra mim e pra você
Está consumado!

Letra e melodia por Bob Hartman
Baseada em João 19:1-30
Versão João F. Almeida Revista e Atualizada
1   Então, por isso, Pilatos tomou a Jesus e mandou açoitá-lo.
2   Os soldados, tendo tecido uma coroa de espinhos, puseram-lha na cabeça e vestiram-no com um manto de púrpura.
3   Chegavam-se a ele e diziam: Salve, rei dos judeus! E davam-lhe bofetadas.
4   Outra vez saiu Pilatos e lhes disse: Eis que eu vo-lo apresento, para que saibais que eu não acho nele crime algum.
5   Saiu, pois, Jesus trazendo a coroa de espinhos e o manto de púrpura. Disse-lhes Pilatos: Eis o homem!
6   Ao verem-no, os principais sacerdotes e os seus guardas gritaram: Crucifica-o! Crucifica-o! Disse-lhes Pilatos: Tomai-o vós outros e crucificai-o; porque eu não acho nele crime algum.
7   Responderam-lhe os judeus: Temos uma lei, e, de conformidade com a lei, ele deve morrer, porque a si mesmo se fez Filho de Deus.
8   Pilatos, ouvindo tal declaração, ainda mais atemorizado ficou,
9   e, tornando a entrar no pretório, perguntou a Jesus: Donde és tu? Mas Jesus não lhe deu resposta.
10   Então, Pilatos o advertiu: Não me respondes? Não sabes que tenho autoridade para te soltar e autoridade para te crucificar?
11   Respondeu Jesus: Nenhuma autoridade terias sobre mim, se de cima não te fosse dada; por isso, quem me entregou a ti maior pecado tem.
12   A partir deste momento, Pilatos procurava soltá-lo, mas os judeus clamavam: Se soltas a este, não és amigo de César! Todo aquele que se faz rei é contra César!
13   Ouvindo Pilatos estas palavras, trouxe Jesus para fora e sentou-se no tribunal, no lugar chamado Pavimento, no hebraico Gabatá.
14   E era a parasceve pascal, cerca da hora sexta; e disse aos judeus: Eis aqui o vosso rei.
15   Eles, porém, clamavam: Fora! Fora! Crucifica-o! Disse-lhes Pilatos: Hei de crucificar o vosso rei? Responderam os principais sacerdotes: Não temos rei, senão César!
16   Então, Pilatos o entregou para ser crucificado.
17   Tomaram eles, pois, a Jesus; e ele próprio, carregando a sua cruz, saiu para o lugar chamado Calvário, Gólgota em hebraico,
18   onde o crucificaram e com ele outros dois, um de cada lado, e Jesus no meio.
19   Pilatos escreveu também um título e o colocou no cimo da cruz; o que estava escrito era: JESUS NAZARENO, O REI DOS JUDEUS.
20   Muitos judeus leram este título, porque o lugar em que Jesus fora crucificado era perto da cidade; e estava escrito em hebraico, latim e grego.
21   Os principais sacerdotes diziam a Pilatos: Não escrevas: Rei dos judeus, e sim que ele disse: Sou o rei dos judeus.
22   Respondeu Pilatos: O que escrevi escrevi.
23   Os soldados, pois, quando crucificaram Jesus, tomaram-lhe as vestes e fizeram quatro partes, para cada soldado uma parte; e pegaram também a túnica. A túnica, porém, era sem costura, toda tecida de alto a baixo.
24   Disseram, pois, uns aos outros: Não a rasguemos, mas lancemos sortes sobre ela para ver a quem caberá - para se cumprir a Escritura: Repartiram entre si as minhas vestes e sobre a minha túnica lançaram sortes. Assim, pois, o fizeram os soldados.
25   E junto à cruz estavam a mãe de Jesus, e a irmã dela, e Maria, mulher de Clopas, e Maria Madalena.
26   Vendo Jesus sua mãe e junto a ela o discípulo amado, disse: Mulher, eis aí teu filho.
27   Depois, disse ao discípulo: Eis aí tua mãe. Dessa hora em diante, o discípulo a tomou para casa.
28   Depois, vendo Jesus que tudo já estava consumado, para se cumprir a Escritura, disse: Tenho sede!
29   Estava ali um vaso cheio de vinagre. Embeberam de vinagre uma esponja e, fixando-a num caniço de hissopo, lha chegaram à boca.
30   Quando, pois, Jesus tomou o vinagre, disse: Está consumado! E, inclinando a cabeça, rendeu o espírito.

Depois de muito tempo temos ai mais uma música do álbum Beating the System. Essa música retrata os momentos finais de Jesus... convenhamos isso não foi momento final nenhum. Sabemos que Jesus ta vivo e vai voltar, diria sim que esse foi  o momento mais marcante de sua vida como homem. Seria até no meu ponto de vista o momento mais glorioso de todo o ministério de Jesus.

Temos algumas curiosidades sobre os relatos da vida de Jesus, nos perguntamos o porque de quatro evangelhos. Bom ao analisarmos, encontramos que entre os quatro autores, dois deles foram testemunhas oculares(João e Mateus) e os outros dois escreveram por base de relatos (Marcos e Lucas). O primeiro a ser escrito foi o de Marcos, cada um foca alguns fatos, mas todos contam a mesma história. Resumindo isso tudo é para comprovar estes fatos.

Essa é daquelas musicas que quando começa a pessoa arrepia toda. Com uma letra muito bonita, conta como as pessoas se sentiram naquele momento. O interessante que Bob escreve é que pessoas procuram rancor, raiva e revolta nos olhos de Jesus mas não conseguiram, só acharam o amor. Tanto que Jesus mesmo fala “Pai perdoa-lhes eles não sabem o que fazem.”.

O mais estranho é no refrão da musica, que o povo corria de medo, e assustado. Ai eu pergunto, medo de que? Uai num tava todo mundo acusando Jesus falando que ele não era o filho de Deus, então não tinha que correr por um tremorzim de terra e umas nuvens preta de chuva.
O que desejo dizer hoje neste post, é o final da penúltima estrofe que esta assim: “Ele orou pedindo perdão por eles e baixou a cabeça. E ninguém entendeu o que queriam dizer suas últimas palavras

E ninguém entende até hoje, porque Jesus fez isso, foi para nos livrar de um lugar que foi feito para o inimigo e seus anjos, um lugar que Deus não estará presente. Ai vem uma outra pergunta: “Mas como eu posso garantir que o ato de Jesus me salvou mesmo?”

Se formos olhar para todas as religiões existentes hoje, certeza que todos sabem onde estão enterrado seus fundadores e lideres, porem onde Jesus esta enterrado. Outra coisa, de todas essas religiões, qual foi o Deus que se importou com os humanos ao ponto de descer até nós e morrer em nosso lugar?

Existem muitos outros fatores que provam esse ato, mas esses pra mim são mais que suficientes. Está consumado, Jesus já esta para voltar. Porem vamos acordar, de qual forma você leitor esta agindo em relação a este fato?

Como a multidão, ignorando que Jesus é o filho de Deus e no final sai correndo de medo? Ou como Pilatos que entendia que Ele era o filho de Deus tentou e tentou mas preferiu ficar na dele?

O exemplo que devemos seguir é a de Maria e o discípulo amado, que estiveram o tempo todo com Jesus e no final ouviu sua voz e obedeceu, sem magoa e rancor com aquelas pessoas.

2 comentários:

Alessandro Guimarães disse...

Parabéns pelo blog Sinézio, continue divulgando o evangelho! Deus é contigo!

Raul Vitor disse...

E a colina chamada Caveira era para mim e pra você..